Laser Vascular

O Laser Vascular Nd-YAG 1064nm é o laser ideal para o tratamento de diversos tipos de lesões vasculares dos membros inferiores (telangiectasias, aranhas vasculares e alguns vasos de menor calibre), de lesões da face (angiomas, rosácea e telangiectasias) e de alguns tipos de cicatrizes. São habitualmente necessários mais do que uma sessão, com um intervalo de tempo de cerca de 6 a 8 semanas sendo a duração das mesmas de cerca 30 a 45 min.

O número de sessões varia com a patologia a tratar, sendo de 3 a 8 sessões no caso das varizes dos membros inferiores. As lesões vasculares como angiomas rubi ou aranhas vasculares podem necessitar de apenas uma sessão.

O tratamento causa algum desconforto local, que é tolerável, sendo comum surgir uma reacção urticariforme após a sessão, podendo habitualmente retomar-se as actividades do dia-a-dia. A pele não deve ter tido exposição solar nos 30 dias que antecedem o tratamento e a exposição solar entre os tratamentos deve ser evitada, recomendando-se um Fotoprotector 50+ nas zonas expostas e a hidratação abundante das zonas tratadas.

Não se deve usar aspirina ou anti-inflamatórios na semana que antecede o tratamento para evitar o aparecimento de púrpura. Podem formar-se pequenas crostas na área das lesões tratadas, devendo ser aplicado creme antibiótico.

O critério da valorização clínica no final de cada sessão é a constrição e o escurecimento dos vasos. A hiperpigmentação pós-inflamatória é uma resposta frequente, sobretudo em peles mais morenas, desaparecendo com o tempo. Os vasos tratados irão desaparecer num período variável de 2 a 8 semanas. O uso de meias de contenção nos 5 dias após o tratamento dos derrames das pernas pode melhorar a comodidade e optimizar os resultados.